20º Dia - Santa Maria a Carlos Casares a Santa Maria a Carlos Casares

sábado, 23 de abril de 2011

NÃO VOU MAIS À USHUAIA E TAMPOUCO À PATAGÔNIA.

Decidi isso ontem, vi que teria muito pouco tempo para ir e voltar. Não vou me arriscar por agora, em outra época eu farei isso.

Por enquanto, o que vi até este momento já me agradou muito. Estou muito satisfeito com essa viagem, foi muito melhor do que eu esperava.


Vou voltar pois o tempo ficou escasso para prosseguir adiante.




São 3.000 km até Ushuaia e 1950 km até Caleta Olivia, em Santa Cruz, na região da Patagônia. Ushuaia era um destino, mas como minha roupa para esta ocasião está escrito apenas "Rumo à Patagônia", isso já seria satisfatório.


Não vou fazer uma viagem de corrida contra o tempo. Quero segurança.


Espero que compreendam e me apoiem.
---
Hoje me levantei por volta de 12:30, depois de uma ótima noite de sono. O quarto em que fiquei como toda a casa tem calefação. Gabriel colocou no máximo e tive que reduzir para o mínimo durante a manhã. Tenho certeza que poderia dormir até mesmo sem coberta.

Gabriel me pediu a gentileza de conduzir sua pickup Ranger até Carlos Casares, estamos a 50 km de lá. Disse-lhe que a última vez que dirigi um veículo foi em 1997. Mas que eu poderia tentar. E assim o fiz, só dei duas manotas: em uma curva na estrada de areia, entrei muito rápido e quase perdi a direção. Parei, liguei novamente e sinalizei que estava tudo bem. Pegamos a pista e nenhum problema. Conduzi pela cidade (ainda bem que tem avenidas largas, rsrsrs) até o veterinário para olhar a pata de Mateo que se cortou durante a manhã.

Ah sim, Billy (seu pai), Mateo e Joaquim são os cães de Vidal, um set pointer e seus filhos mestiços com bloodhound.

Vamos voltar à Santa Maria e temos uma festa à noite na casa de Pedro Dandlen.

Feliz Páscoa a todos,

Marcio


P.S.: Estive lendo um blog muito divertido, embora longo e datado (2007) da Leonor: http://eneaotil.wordpress.com/dicas-sobre-buenos-aires/


Paisagens da Estância Santa Maria






Cruzamento da avenida principal, San Martin, com 9 de Julio, reparem o céu absolutamente azul



19º Dia - Carlos Casares a Lacteos Vidal a Santa Maria

Olá a todos,


Hoje foi um dia intenso de passeio ao campo. Fomos primeiro à Fábrica Vidal, de queijos e doce de leite. Vidal é neto do fundador e amigo pessoal de Gabriel.

Fui apresentado aos funcionários como um engenheiro do Brasil em visita à fábrica. Visitei toda a fábrica e conheci todos os processos de fabricação dos diversos tipos de queijos e derivados.

Com muito orgulho, Gabriel me mostrou o depósito e o equipamento de produção de doce de leite que construiu e montou. Conversamos muito, rimos bastante. Esse cara é muito gente fina.

Visitamos uma fazenda construída em 1918, La Manuela, que está sendo restaurada por Vidal. Não se encontra em bom estado atualmente, mas ficará idêntica ao original quando ficar pronta.

Feito isto, fomos almoçar um canelone e em seguida voltamos ao galpão onde estamos instalados. Veio limpar o galpão outro amigo, Pipo e em seguida, seu pai, Carlos. Ficamos pouco tempo, pois em seguida viemos para a Estância Santa Maria, propriedade da família de Vidal. Ficamos uma hora mais ou menos e em seguida voltamos à cidade para encontrar o Pedro Dandlen, outro amigo e corredor de motos. Conheci sua família e saímos os quatro para jantarmos. Rodamos pela cidade e após deixarmos Pedro em sua casa, passamos no galpão e voltamos à Santa Maria, onde passamos a noite.

Não tendo internet aqui, só postarei quando voltar ao galpão.

Cabe aqui ressalvar que os medos que eu senti inicialmente foram todos dissipados: nenhuma abordagem da polícia pedindo propina, nenhum comerciante tentando lesar, ninguém me acusando de portar notas falsas. Pessoas polidas e gentis. 

Nem o trânsito eu achei assim tão absurdo, como no Brasil, existem as imprudências.Mas, seguindo as regras de como circular, fica muito fácil. Tão cedo você verá uma placa de pare, são quase inexistentes. As placas com os nomes das ruas ficam sempre na esquina e são muito fáceis de visualizar, são grandes e indicam a direção a seguir, além de conter a numeração do quarteirão. Tanto na capital quanto no interior é assim.

Abraço a todos,

Marcio


P.S.: Por não ter levado a câmera, não tenho fotos da parte da manhã. :>)


Fotos a partir da pickup Ranger de Gabriel








Um dos vários automóveis antigos a circular pela Argentina, provavelmente um Peugeot 3CV


Nesta curva o Gabriel passou direto com uma Sprinter, eu, quase rodei no dia seguinte com a Ranger no sentido contrário








Gabriel e os perros (cães), Joaquim e Mateo


Joaquim e Billy


A Lua, pena não ter uma máquina melhor.